Aprenda quais são os itens básicos de segurança do seu carro que você
vai precisar checar antes de pegar estrada.
Seja um fim de semana ensolarado ou um feriadão se aproximando, nós nos enchemos de planos. Dar um pulinho no sítio, pegar uma cachoeira na Serra do Cipó ou, aos mais animados, dar aquela esticada até a praia. Por quê não?
Se você tem o hábito de viajar sem fazer revisões certamente já passou por algum perrengue na estrada, a gente sabe.
Nem sempre estamos com a #revisãodocarro em dia e os problemas acabam aparecendo quando nem sonhamos que algo possa atrapalhar aquele feriadão tão esperado.
A grande questão é que não se trata apenas de um aborrecimento para os seus planos de curtir um fim de semana, mas sim da sua segurança, da sua família e, claro, de quem vai encontrar com você pela estrada.
Seja perto ou longe, previna-se e mantenha a revisão do seu carro em dia. Afinal, é mais prático e barato levar o carro dirigindo para uma manutenção do que levá-lo com um guincho, não é mesmo?
Por isso, trazemos para você dicas rápidas do que se atentar quando decidir que uma viagem vai acontecer que vão ajudar na economia, desempenho, manutenção da vida útil das peças do seu carro e na segurança na hora de viajar.
O que checar antes de viajar?
1. Cheque o óleo do motor
Olhe a etiqueta de #trocadeóleo, aquela que fica no parabrisa do seu carro. Nela constam informações sobre a previsão da troca do óleo de motor. Para saber se está na hora de trocar o óleo de motor, considere duas informações:
1. o km indicado para a próxima troca e o km atual, que consta no painel do carro. Caso esteja próximo e dependendo da quantidade de kms que rodará, o ideal é realizar a troca; e
2. a data da última troca de óleo e a data indicada para a próxima troca.
Ainda, mesmo que não esteja na data ou kms indicados para a troca, é sempre indicado que você cheque o nível do óleo. Mas não se esqueça: para checar o nível do óleo é importante que isso seja feito com o carro frio e nivelado para evitar uma interpretação errada.
2. Cheque os filtros
Sim, os filtros são importantes. Na troca de óleo, por exemplo, se não for realizada a troca do filtro de óleo do motor, os resíduos que ficam depositados no filtro acabam contaminando o óleo novo, gerando maior desgaste nas peças, provocando, assim, o uso severo do carro. Ou seja, em cada troca de óleo, o filtro de óleo deve ser trocado (a cada cerca de 7 mil km rodados, ou 6 meses).
Além disso, em tempos dos preços dos combustíveis nas alturas, estar com filtros combustível e o filtro de ar do motor em dia contribui para o desempenho das peças e economia de combustível do carro. O filtro de ar do motor não existe um tempo exato para a troca, deve ser checado a cada troca de óleo para analisar seu estado. Já o filtro de combustível tem a indicação de ser substituído em trocas de óleo alternadas, ou seja, a cada 15 mil km rodados.
Além disso, o filtro do ar condicionado, ou filtro de cabine, auxilia na qualidade do ar que respiramos dentro do carro. Você vai se lembrar muito dele quando passar um caminhão soltando fumaça do seu lado ou estiver pegando uma longa estrada de terra.
3. Cheque o sistema de freio
#Fluidodefreio, #pastilhasdefreio e #discodefreio formam o sistema de freios do seu carro.
É mais comum que as pessoas fiquem preocupadas com as pastilhas de freio do carro, e elas são de fato fundamentais para a sua segurança. Mas é sempre válido lembrar também do fluido de freio.
Este fluido é higroscópico, ou seja, absorve naturalmente a umidade do ar. Trocando em miudos, sabe que isso significa? Caso esteja na estrada e precise de uma resposta rápida do seu freio com o fluido contaminado por umidade, em uma situação de emergência, ele pode falhar e você não conseguir freiar a tempo.
Por isso, é recomendado além de monitorar o nível do fuido de freio, pelo reservatório mesmo que é transparente e permite que você faça isso sem destampá-lo, também monitorar a umidade absorvida pelo fluido.
Isso é feito por meio de um equipamento que parece uma caneta ou termômetro e, em contato com o fluido, ele mede o nível de sua contaminação. Esse equipamento é utilizado em centros automotivos. Caso a luz vermelha acenda, seu fluido de freio está fazendo hora extra e você não sabe.
4. Cheque as palhetas do parabrisa
Só quem já passou um aperto com um limpador de parabrisas ressecado sabe o tamanho desse perrengue.
Palhetas são itens importantes de segurança, já que garantem a visibilidade na hora da chuva. Trafegar com #palhetas que não contribuem para a visibilidade da pista é considerado uma infração de trânsito.
Fique atento e cheque antes de viajar se quando você aciona o limpador ele fica trepidando ou com ruído, ou se quando você aciona o limpador há manchas ou visibilidade parcial do vidro, ou seja, apenas uma área do parabrisa permite ver a pista por causa da água sobre o vidro. Se estiver com algum desses problemas, troque suas palhetas antes de viajar.
5. Cheque os pneus
Os pneus são itens de extrema importância quando o assunto é segurança. Trafegar com pneus carecas é uma infração grave de trânsito ligada a manutenção preventiva do carro. Estando nesse estado não ha o que fazer, é preciso trocar imediatamente.
Caso os pneus estejam em bom estado, você só precisa lembrar de calibrá-los antes de pegar estrada. A quantidade de libras no pneu vem no manual do fabricante, apontando a pressão indicada para um carro vazio ou cheio, que é como fica normalmente, mesmo em uma viagem de bate e volta.
Ah, lembre-se do estepe, coitado, deve estar ha tempos sem ser calibrado, aposto.
6. Cheque os faróis e lanternas
Faróis e lanternas automotivas auxiliam tanto na visibilidade da pista quanto para que outros motoristas nos enxerguem em situações de baixa visibilidade, como em viagens a noite, durante chuva, neblina ou passar por um trecho com fumaça de queimadas.
Então, lembre-se sempre de verificar as luzes de seta, freio, ré e faróis. Peça a ajuda do seu carona nessa tarefa rápida e, caso alguma esteja queimada, já providencie a troca o quanto antes.
Ainda que os faróis estejam funcionando, lembre-se de checar também se o feixe de luz está regulado. Na garagem mesmo você pode verificar acionando os faróis e observando para onde os dois apontam. Caso necessário, você deve providenciar para que sejam alinhados.
7. Cheque o nível do sistema de arrefecimento
Sabe quando você passa e vê um carro parado com o capô aberto, saindo uma fumaça e logo vem alguém e diz "ixi, ferveu"?! É do sistema de arrefecimento que estão falando.
Apesar de comumente ser chamado só de "água do radiador", ele deve ser composto de uma mistura de água desmineralizada e aditivo, capazes de limitar o aumento da temperatura do motor.
O #sistemadearrefecimento é responsável por fazer a troca de calor entre o ar e o líquido do reservatório, para que o motor não super aqueça.
Para que ele cumpra seu papel, o radiador deve ser mantido com uma mistura de água desmineralizada + líquido de arrefecimento, que ajudam a aumentar o ponto de ebulição da água. Assim, o motor é capaz de funcionar bem em temperaturas elevadas, como no uso severo durante um engarrafamento ou viagem longa.
Existem 2 marcas no reservatório, mínimo e máximo. Se o líquido estiver constantemente abaixo do nível, mesmo completando, isso é sinal de que pode haver algo de errado. Lembre-se de respeitar os limites do reservatório (mínimo e máximo).
8. Cheque o reservatório de água de parabrisa
Manter o parabrisa limpo, permitindo a visão total da pista é um dever do motorista. Seu descumprimento também é considerada uma infração de trânsito.
Por isso, o reservatório de água do parabrisa deve estar constantemente abastecido para uma eventual emergência que dificulte a visibilidade da pista.
9. Abasteça em postos que você confia
Sempre observe como o seu carro se comporta com o combustível dos postos que você é cliente. Se seu carro tem morrido, apresentado dificuldade ao pegar, com desempenho abaixo do normal, quando você precisa acelerar mais do que o normal para que ele responda, tudo isso é sinal de que o combustível de onde você abastece é ruim.
Então, fuja de postos com fama ruim de oferecer combustível adulterado. Desconfie de preços muito abaixo da média e opte por abastecer naquele posto de confiança para não prejudicar seu carro e sua viagem.
Seguindo todos esses cuidados, você estará aumentando a vida útil do seu carro e diminuirá as chances de surpresas durante seus momentos de lazer.
Viu como é importante prestar atenção a manutenção do carro? Ficou com alguma dúvida? Procure nossos especialistas.
Siga nosso perfil nas redes sociais: @pampulhalube.
Commentaires